Educação - Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023

Festival Desafio “Videos for Change” premia escolas da rede municipal de Paraguaçu Paulista

Cinco escolas municipais de ensino fundamental de Paraguaçu Paulista participaram do Festival “Videos for Change”, uma iniciativa desenvolvida pela High Resolves, organização australiana pioneira na educação cidadã e que hoje está presente em vários países, como Estados Unidos, Canadá, China, França e Índia, utilizando conceitos da neurociência, Teoria dos Jogos e Economia Comportamental. No Brasil, o Festival é produzido pela Viven, uma associação internacional, sem fins lucrativos, especializada na promoção da educação cidadã nas escolas por meio de vivências, atividades e projetos. Atualmente, a High Resolves e a Viven fazem parte da Accelerator, uma organização mundial. A ação em parceria com a rede municipal de Paraguaçu foi oportunizada pela Aprende Brasil.
A adesão à proposta faz parte de um trabalho contínuo da gestão da educação municipal voltado à ampliação dos horizontes dos alunos de sua rede. Para Paula R. Bertho, diretora do Departamento de Educação, “O objetivo é fomentar o pensamento crítico e o protagonismo por meio de vivências, a fim de que nossos alunos se tornem agentes transformadores e cidadãos que irão construir um amanhã melhor”. Em Paraguaçu Paulista, o Festival “Videos for Change” envolveu alunos matriculados nos oitavos anos das escolas Alexandrina Penna, Profa. Cleia Caçapava Silva, Cel. Antônio Nogueira, Profa. Helena Wirgues Ramos e Prof. Osório Lemaire de Moraes.
Ao longo dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, alunos e professores das cinco escolas municipais formaram equipes e participaram do desafio de criar vídeos de um minuto, abordando temas relacionados a causas sociais, tais como: combate à violência doméstica, ao assédio e à violência sexual; combate ao bullying, defesa do direito à moradia, defesa dos direitos dos idosos, defesa dos indígenas, direitos dos animais, entre outros.
Em seguida, houve o período de uma semana em que os vídeos ficaram disponíveis para votação na plataforma e, nesta sexta-feira (01/12), aconteceu a live de premiação, pelo YouTube, nas seguintes categorias: Voto Popular, Chamada para ação, Originalidade/Criatividade, Recursos técnicos, Narrativa coerente e Vídeo. As cinco escolas de Paraguaçu Paulista eram finalistas e, ao final, todas foram vencedoras em uma ou várias das categorias avaliadas.
A professora Marla Gil, supervisora do Ensino Fundamental, destaca que “A experiência foi bastante positiva. São nossas vivências que desenvolvem as habilidades necessárias para o século XXI estabelecidas pela UNESCO e convergentes com a BNCC. Na produção dos vídeos, nossos alunos puderam se aprofundar na reflexão e prática de conteúdos riquíssimos como empatia e tolerância, inclusão, diversidade e a construção com o diferente, identidade coletiva, valores universais como justiça, igualdade, dignidade e respeito”.
No link https://videosforchange.org.br/festival/vfc-abe , é possível assistir, na íntegra, os vídeos vencedores.

Vídeos vencedores do Festival “Videos for Change” (Aprende Brasil)

Categoria “Originalidade e Criatividade”
Campeã:
“Meu corpo, não é público” (Equipe de Elite)
Professora Priscila de Campos (EMEF Alexandrina Penna – Paraguaçu Paulista/SP)

Categoria “Narrativa Coerente”
Campeãs (houve empate):
“Direito dos Indígenas!” (Equipe Os Criativos)
Professora Luana Romano Paula (EMEF Prof. Osório Lemaire de Moraes – Paraguaçu Paulista/SP)
“Palavras Transformam” (Equipe Protagonistas)
Professora Fabiane Berndt De Cól (Escola Municipal Tereza Migliorini – Faxinal dos Guedes/SC)
“Desigualdade de Gênero” (Equipe lntankaveis)