Esportes e Recreação - Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023

Talismã corintiano visita o Departamento de Esporte e Lazer

Seu principal feito como atleta do Timão foi ter marcado o gol que deu o primeiro título brasileiro ao Corinthians, em 1990, e como titular naquela ocasião.

Talismã corintiano visita o Departamento de Esporte e Lazer

Mais que um ídolo, um verdadeiro talismã corintiano, Pedro Francisco Garcia, o Tupãzinho, visitou o diretor do Departamento de Esporte e Lazer de Paraguaçu Paulista, Júlio César de Almeida, na tarde da última sexta-feira (20).

Tupãzinho chegou ao clube no início de 90, emprestado do São Bento de Sorocaba para a disputa do Campeonato Paulista. As jogadas de velocidade e agilidade foram, aos poucos, encantando a Fiel. Em vários momentos, saiu do banco de reservas para dar a vitória ao Alvinegro, recebendo o apelido de 'Talismã' – ou, para os mais apaixonados, “Deus Tupã”.
Mas foi na final do Campeonato Brasileiro de 1990 em que Tupãzinho passou a ser considerado um ídolo, quando fez o gol da vitória por 1 a 0 em cima do São Paulo, no Morumbi. Por ter sido o gol que confirmou o primeiro título brasileiro do Corinthians, aquele momento ficou marcado na memória da Fiel.
Além da importância para a história do Corinthians, Tupãzinho é até hoje um dos atletas que mais vestiram o manto alvinegro, mesmo sem ter sido titular na maior parte das setes temporadas que ficou no Parque São Jorge. Foram 341 partidas e 52 gols marcados. Na passagem pelo clube, o jogador teve outras conquistas importantes como a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista, ambos de 1995. Deixou a equipe em 1996.

A visita de Tupãzinho em Paraguaçu Paulista teve como finalidade conhecer os projetos e iniciativas desenvolvidas na área esportiva do município e estreitar laços para possíveis parcerias futuras.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista