Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 20 de Outubro de 2023

SEMANA ANIMAL – Departamento de Meio Ambiente orienta sobre a posse e guarda responsável

Prefeitura Municipal promove ações frequentes de orientação e conscientização da população.

A Posse Responsável, também conhecida como Guarda Responsável, consiste em cuidar dos animais proporcionando conforto, bem-estar, atendendo às suas necessidades físicas, psicológicas e ambientais, prevenindo riscos de transmissão de doenças, agressões e danos a outras pessoas. O tutor do animal torna-se responsável por ele e assume um compromisso com a vida deste ser indefeso.

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, promove ações frequentes de orientação e conscientização da população, além de manter iniciativas como o Programa de Controle Populacional, que promove a castração de cães e gatos na cidade, e o Programa Banco de Ração, que faz a entrega mensal de ração para protetores independentes e cadastrados, ONGs (Organizações não Governamentais) ou Associações ligadas à causa animal, devidamente constituídas e cadastradas e pessoas portadoras de transtorno de acumulação de animais.

Confira abaixo algumas obrigações que traduzem uma posse responsável:

- garantir alimentação adequada com água limpa e fresca à vontade;

- oferecer local limpo, protegido contra o frio e o calor;

- vacinação adequada e regular;

- manter o animal em um espaço que traga conforto, sem estar confinado.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista