Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 29 de Setembro de 2023

Para facilitar aos moradores, serviço de coleta de lixo foi basicamente dividido em dois setores em Paraguaçu Paulista

Com a finalidade de melhorar a qualidade do serviço de coleta em Paraguaçu Paulista, a Prefeitura Municipal, por meio do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou no dia 11 de setembro uma alteração nos dias e horários da coleta de lixo comum em alguns bairros da cidade.

Segundo o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Dr. Camilo Plácido Vieira, a mudança basicamente constitui em dividir a cidade em dois setores, tendo como base as ruas Antônio Machado e João Karan Sfair, que são ligadas e dividem Paraguaçu Paulista nestes dois setores.

Às segundas, quartas e sextas-feiras, a coleta é feita da Rua Antônio Machado/ João Karan Sfair no sentido bairro centro e às terças, quintas e sábados no sentido oposto, na região de acesso ao centro bairro.

As exceções são a região central, onde em sua grande maioria estão instalados os estabelecimentos comerciais, entre as ruas Pedro de Toledo e Prefeito Jaime Monteiro / Avenida Brasil e Avenida Galdino, que conta com o serviço de coleta de segunda a sábado, a partir das 18h. Além disso, no bairro Lina Leuzi e Parque das Nações a coleta acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 16h.

O diretor de Meio Ambiente reforça que essas mudanças foram estudadas antes de serem colocadas em prática e tem como finalidades manter a cidade limpa e extinguir as amontoas de lixo em esquinas, feitas por coletores e alguns munícipes, atendendo dessa forma a lei municipal em vigor nº 230 de 2018.

“Nós envidamos todos os esforços, sensibilizamos os coletores, todos foram solícitos, mas a gente achava ainda muita dificuldade vinda da própria população, por isso começamos a procurar soluções e exemplos com outras empresas e como nós fazemos parte de dois consórcios: o Civap e o Cirsop, tivemos a oportunidade de compartilhar informações e decidimos fazer essa alteração no sistema”, declarou o Dr. Camilo.

“Antes a coleta era realizada por bairro, de tal forma, que se coletava por exemplo, no Panambi nas segundas, quartas e sextas-feiras e no Jardim Alvorada nas terças, quintas e sábados; assim, sempre tinha um bairro sujo e um bairro limpo; então, nós basicamente dividimos a cidade em dois setores para melhor organização”, completou o diretor de Meio Ambiente.

Outro grande problema enfrentado pela Administração Municipal é o descarte irregular de lixos e entulhos, especialmente em bairros mais afastados do centro e em estradas rurais.

“Pedimos o apoio da população para que evitem essa prática, haja vista que a cidade inteira é atendida pela coleta de lixo domiciliar”, solicitou.

Lembramos que os resíduos deverão estar devidamente embalados e colocados em lixeiras, evitando pendurar em ganchos, cercas e árvores, atendendo assim as leis municipais n°188/2016 e n°230/2018".

Em relação a coleta seletiva de lixo reciclável, que é feita em parceria com a Coopacam, está temporariamente suspensa, devido a algumas intercorrências necessárias em virtude de um desgaste temporal, mas em breve o serviço será retomado, de uma forma ainda mais robusta, e conduzida com coleta de porta em porta.

“Estas alterações, estão sendo realizadas, com a participação da INCOOP (Incubadora de Cooperativas da UNESP - Assis) e objetivam dar dignidade para coletores e coletoras, que são pessoas que precisam do trabalho, porém; realizado de forma técnica e eficiente”, finalizou Dr. Camilo Plácido Vieira, diretor do Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista