.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

PAIF

ASSISTÊNCIA SOCIAL



Avaliar

O que achou do serviço?

tick image
Você ainda não avaliou o serviço!

Avaliações opcionais

Esta seção é destinada às avaliações não obrigatórias dos serviços. Você pode ignorar caso queira apenas informar seu grau de satisfação.

No que podemos melhorar?

Quer comentar sua avaliação?

Caso queira receber uma resposta sobre sua avaliação, informe


Descrição:

PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) é um dos principais serviços ofertados na rede de proteção da Assistência Social (AS). O serviço é destinado ao trabalho social com famílias e tem a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio de ações preventivas. Compõe o nivel de proteção social básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e é obrigatoriamente ofertado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).De maneira geral, o PAIF busca fortalecer os vínculos de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Porém, vários outros fatores impactam na vida dos usuários do serviço,como: Superação de situações de fragilidade social; Melhoria na qualidade de vida dos usuários;Promoção do protagonismo e autonomia das famílias e comunidades;Inserção das famílias na rede de proteção social através de outros serviços, programas, projetos e benefício;Promoção de espaços coletivos onde há troca de experiências. Além das situações citadas acima, o território no qual a família pertence precisa ser atendido pelo CRAS. É importante destacar que mesmo que a família se enquadre em uma situação de vulnerabilidade social, precisa concordar e ter interesse em ser atendida pelo PAIF, ou seja, não há obrigatoriedade por parte dos usuários em usufruir do serviço prestado pelo equipamento da Assistência Social.Local:O acesso ao PAIF pode ocorrer por procura espontânea por parte dos usuários, busca ativa pela equipe de referência e encaminhamento da rede socioassistencial . O ideal é que a busca ativa seja o meio de acesso preponderante no PAIF, pois, desta maneira, é possível agir preventivamente, evitando a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social.


Requisitos:

O PAIF é destinado às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, priorizando aquelas que: Não têm acesso aos direitos básicos, como educação e saúde; Não possuem núcleo familiar e comunitário local; Estão em moradia precária ou são retiradas de seu território original; São indígenas, quilombolas, ciganos, entre outros; Estão sofrendo discriminação racial, cultural, de gênero, entre outros; Vivem em áreas de extrema violência; Estão com dificuldade em prover o sustento dos membros familiares; Têm crianças ou adolescentes que ficam sozinhos em casa ou na rua; Entregaram criança ou adolescente para adoção; Tem familiar que possui problemas de saúde e demanda cuidados especiais.


Serviço Online:

Não


Telefone:

(18) 3361-9675


Celular:

Não Informado!


E-mail:

walquiria.souza@eparaguacu.sp.gov.br
daywison.florencio@eparaguacu.sp.gov.br
jessica.neves@eparaguacu.sp.gov.br
assistencia@eparaguacu.sp.gov.br


Local:

CRAS I Mario Covas Rua Jequitibá, 507 Bairro Mário Covas CRAS II Barra Funda Rua: Fernando Costa nº 187 Barra Funda CRAS III Vila Nova José Lino de Paiva nº 304 Jardim América


Período de Solicitação:

O atendimento é uma ação imediata com o objetivo de prestação ou oferta de atenção ao usuário, resultando na inserção em uma das ações do serviço.


Meios de Contato:

Telefone ou Pessoalmente


Dia e Horário de Atendimento:

Segunda a sexta-feira das 07:00hr as 17:00hr


Documentos Necessários:

RG,CPF,NIS


Prazo:

Ano Todo


Forma de Acompanhamento:

O acompanhamento da família é baseado na construção de um Plano de Acompanhamento Familiar (PAF). Neste plano, há um conjunto de objetivos a serem alcançados pela família, com o propósito de superar as vulnerabilidades. A equipe de referência deve acompanhar a família através do plano, fazendo intervenções sempre que necessário.Vale destacar que o acompanhamento familiar é um direito do usuário, mas não uma obrigatoriedade. Portanto, não deve ser imposto, as famílias devem aceitar participar do processo.


Observações:

Famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, especialmente aquelas em situação de extrema pobreza, desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.


Links Úteis:

Não Informado!


Órgão Responsável:

Prefeitura de Paraguaçu Paulista

Secretaria Responsável:

Departamento de Assistencia Social


Arquivos

Nenhum documento cadastrado!
.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.