Paraguaçu Paulista Oferece Equoterapia para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Saúde - Sexta-feira, 12 de Setembro de 2025


Paraguaçu Paulista Oferece Equoterapia para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista deu mais um passo importante no cuidado com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais deficiências. Na última quinta-feira, 11 de setembro, os pais e responsáveis das crianças que participarão das sessões de equoterapia conheceram a estrutura onde será realizado o método terapêutico que utiliza cavalos para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, e também Milão e Veneza, que serão parceiros de seus entes queridos nas sessões. 

 

 

O encontro, que reuniu a equipe da Clínica TEA e o secretário de saúde, Egydio Tonini Nogueira, foi realizado na própria clínica antes da visita ao espaço da equoterapia. Na ocasião, a coordenadora da clínica, Priscila Reis, explicou o funcionamento da terapia e entregou aos pais e avós os encaminhamentos médicos e um termo de compromisso, que detalha as normas essenciais para o sucesso do tratamento, como o uso de equipamentos de segurança, a importância da frequência e a necessidade de justificar faltas.

 

 

A equoterapia utiliza os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo para estimular respostas neurológicas, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social. Para demonstrar como as sessões serão conduzidas, a equipe da Clínica TEA realizou uma dinâmica especial com as mães e avós que demonstraram mais apreensão com os cavalos.

 

Relato de uma Transformação

A avó Raquel Anselmo de Mattos, que cresceu no distrito de Conceição do Monte Alegre, mas nunca havia subido em um cavalo, começou a experiência com medo, mas aos poucos foi se soltando. Ela foi orientada pelo psicomotricista e equinoterapeuta Marcelo Vergílio e pelo fisioterapeuta Alexandre Aguiar a interagir com o cavalo Milão antes de montá-lo. 

 

 

Durante a sessão, eles foram explicando os efeitos da terapia no corpo e a incentivaram a fazer movimentos mais ousados, até que Raquel já estava levantando os braços em cima do animal.

 

 

Emocionada, Raquel descreveu a experiência como "maravilhosa". "Tenho quase sessenta anos e nunca tinha subido em um cavalo. Acho que o Theo vai ficar receoso, mas vai acabar adorando. Ele é inteligente, curioso, interage, gosta de todas as terapias, e ele foi transformado pelas terapias", relatou. A mãe do pequeno Theo, Priscila, acrescentou que acredita que o filho irá gostar muito de escovar a crina do cavalo.

 

 

As mães e avós que participaram da dinâmica compartilharam suas experiências com os outros pais, e muitos se emocionaram com os relatos. Agradeceram à Secretaria de Saúde, à Clínica TEA e à Prefeitura de Paraguaçu Paulista, que, com esta iniciativa, se consolida como referência no cuidado com pessoas que fazem parte do espectro autista e demais deficiências. A Clínica TEA é gerida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação de Proteção à Criança, Casa Lar, e já oferece uma gama diversificada de serviços, incluindo fonoaudiologia, psicoterapia, psicomotricidade, intervenção motora, fisioterapia e intervenção aquática.

Matheus Machado - Secretaria de Saúde

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista