Videoclipe marca Dia da Consciência Negra

Antirracismo - Segunda-feira, 22 de Novembro de 2021


Videoclipe marca Dia da Consciência Negra

No dia da Consciência Negra, celebrado no último sábado, 20 de novembro, a Prefeitura trouxe a reflexão sobre a data pela música. O dia foi marcado pelo lançamento do videoclipe Luta Negra. A canção composta por um aluno da rede pública exalta a resistência do povo negro no enfrentamento ao racismo.

 

A ideia do vídeo surgiu a partir do projeto de Educação Antirracista desenvolvido pela professora Eliana Cruz na escola estadual Profa Maria Ângela Batista Dias. “É um trabalho em conjunto. A escola tem a educação antirracista como premissa de uma educação de qualidade, igualdade, solidariedade e empatia”, afirmou Eliana.


A letra de Luta Negra é de composição do aluno Caique Alves que no vídeo canta junto com Maju Silva acompanhados por Vitor Mauro no violão e Gaby Ferreira na percussão. O músico e professor Eduardo Rorato também participou da gravação.


A música, de acordo com Caique, teve como inspiração a história da avó paterna. “Tive muitas referências na vida, mas a principal foi a da minha avó. Ela sempre contou como foi criada e como ela teve que lidar com o preconceito na vida. Foi uma guerra para ela chegar até aqui. São várias batalhas que a gente tem o dia todo, todo dia, mas tenho muito orgulho de como o meu povo é um povo lutador”, expressou o compositor.

 

A gravação da música foi realizada no estúdio Maestrya com produção do videoclipe pela filmmaker Izzy Romeiro. Confira o clipe:

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista