Aplicação das primeiras doses da Coronavac emociona profissionais

Saúde - Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021


Aplicação das primeiras doses da Coronavac emociona profissionais

O socorrista do Samu, Dijalma Dias, foi um dos dez indicados para receber a primeira dose da Coronavac nesta quinta-feira, 21. A data, segundo ele, foi marcante por toda experiência vivida desde o início da pandemia. “A gente está na lida com essa doença, no dia a dia, e acredito muito que esse é o ponta pé para sairmos dessa fase bastante difícil”, afirmou.

 

Com mais de 60 anos de idade e mais de 40 anos como médico ginecologista e obstetra, o doutor Mário César Oliveira de Souza recebeu a vacina com satisfação de dever cumprido. O médico que atua há mais de 35 anos na rede municipal de saúde não se afastou do atendimento as gestantes de Paraguaçu, mesmo sob risco. “Eu não fugi da batalha. Estávamos esperando ansiosos por esse dia e como fui reconhecido por meio desta vacina, estou mais feliz ainda”, comemorou.

 

A enfermeira Cristiana Sayury Hozyo, primeira pessoa vacinada entre os profissionais, trabalha realizando a testagem em pacientes suspeitos com Covid. Segundo ela, estão sendo realizados em torno de 30 testes todos os dias. A enfermeira conta que a função vai além da simples coleta. “Quando estamos trabalhando, eu não penso na doença porque temos que estar preparados para acalmar o paciente. As pessoas, incluindo crianças, ficam nervosas só de fazer os testes. Elas estão fragilizadas e com muito medo e precisamos transmitir a segurança e importância do exame”, relata Cristiane que ficou emocionada ao ser escolhida para receber a primeira dose da vacina. “É um reconhecimento do nosso trabalho e estou muito feliz por estar recebendo esse presente”, disse. 

 

Foram vacinados também:

 

Valdenir Vicente de Pádua, que representou os condutores de ambulância. Ele atua há 33 anos no transporte de pacientes e foi responsável durante todo ano de 2020 pelo transporte de todas as coletas de pacientes suspeitos com Covid encaminhadas ao Instituto Adolfo Luiz de Marília; 

 

Carla Andrade Silva, enfermeira da Santa Casa, que coordenou a equipe de enfermagem de toda o hospital;

 

Mariza Moreira, enfermeira da Santa Casa que atua na UTI Covid desde sua implantação;

 

Sueli Silva Lima Bernardes, técnica de enfermagem do Lar dos Idosos;

 

Maria Aparecida da Silva Oliveira, técnica de enfermagem da equipe Estratégia Saúde da Família do Jardim das Oliveiras;

 

Dra Claudia Giesta Paiva, médica clínica geral que atua no Centro de Especialidades Médicas e que mesmo sendo do grupo de risco por ter mais de 60 anos, não se afastou de suas atividades atendendo diretamente pacientes suspeitos e confirmados com Covid;

 

Dra Vivian Reis Morales, médica da Atenção Básica e Sistema Prisional do Município;

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista