Carreta da Mamografia começa a atender hoje às 13 horas

Saúde - Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2019


Carreta da Mamografia começa a atender hoje às 13 horas

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

02/12/2019 – 10h30

 

A carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Departamento Municipal de Saúde, começa a atender nesta segunda-feira (2), em Paraguaçu Paulista, a partir das 13 horas.

Devido à instalação da carreta, os usuários do CEM – Centro de Especialidades Médicas – estão tendo acesso pela Avenida Hissagy Marubayashi e os da Prefeitura Municipal pela Rua Presidente Costa e Silva.

A Carreta da Mamografia atenderá até o próximo sábado, dia 7 de dezembro. Os horários de atendimento serão: no dia 2, segunda-feira, a partir das 13 horas, com distribuição de 20 senhas; de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, com a distribuição de 50 senhas por dia; e no sábado, dia 7, das 9 às 13 horas, com a distribuição de 20 senhas.

O serviço-móvel oferece mamografia gratuita, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, e com a apresentação de pedido médico para mulheres entre 39 e 49 anos.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do Departamento de Saúde, Renata Chadi e Silva, no caso das mulheres mais jovens é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A solicitação pode ter sido emitida tanto por profissionais da rede pública quanto particular. “Já as mulheres com idade acima de 50 anos devem apresentar apenas RG e o cartão SUS”, orientou Renata.

Ela informou também que não haverá agendamento prévio e que o atendimento será por meio de demanda espontânea e distribuição de senhas, nos dias em que a carreta do Programa “Mulheres de Peito” estará em Paraguaçu Paulista.

A prefeita Almira Garms esteve na manhã desta segunda-feira acompanhando a instalação da carreta, junto da diretora de Saúde, Cristiane Bonfim. “O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e no estado de São Paulo, por isso a importância de trabalharmos a prevenção, para o quê chamamos as mulheres de Paraguaçu para que não percam esta oportunidade de fazer a mamografia gratuitamente”, disse a prefeita Almira.

A diretora municipal de Saúde, Cristiane Bonfim informou que as imagens captadas pelos mamógrafos da carreta do Programa “Mulheres de Peito” são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. “O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento”, esclareceu a diretora Cristiane Bonfim. “Caso seja detectado algum problema, as mulheres são encaminhadas para acompanhamento e tratamento em um hospital de referência da rede estadual”.

Receptividade

Assim que chegaram a Paraguaçu Paulista, os técnicos Cícero Pereira da Silva e Pedro José de Freitas, que fizeram a instalação da carreta da mamografia, afirmaram que pela primeira vez foram recepcionados por um prefeito. Eles foram recebidos pela prefeita Almira Garms e pela diretora de Saúde Cristiane Bonfim quando começaram a fazer a instalação da carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Departamento Municipal de Saúde e que começa a atender nesta segunda-feira em Paraguaçu Paulista, a partir das 13 horas.

Pedro José de Freitas afirma que nas regiões por onde passam instalando a carreta, poucos “dão importância” para trabalho que fazem. “Pelo menos aqui em Paraguaçu, a prefeita veio e conversou com a gente, a diretora de Saúde também. Isso pra gente é bom, a gente percebe que o nosso trabalho é visto”, disse ele.

Além da receptividade da prefeita Almira e da diretora Cristiane, Pedro destacou o aparato para que a população de Paraguaçu tenha a assistência na realização da mamografia, pontuando o apoio logístico prestado pela coordenadora de Atenção Básica do Departamento de Saúde, Renata Chadi e Silva e pela Guarda Municipal. “Aqui estamos muito bem assistidos, estão nos apoiando, a coordenadora Renata, a Guarda Civil estão aqui, estamos muito bem acolhidos, o pessoal de Paraguaçu valoriza o tipo de atendimento prestado pela carreta da mamografia”, destacou o técnico Pedro José de Freitas.

 

FOTO 01:

A prefeita Almira Garms com a diretora de Saúde Cristiane Bonfim recepcionaram na manhã desta segunda-feira (2), os técnicos Cícero Pereira da Silva e Pedro José de Freitas (a partir da esquerda) que estão fazendo a instalação da carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde (Foto: Gabinete/Cedida)

 

FOTO 02

Em parceria com o Departamento Municipal de Saúde, a carreta do Programa “Mulheres de Peito” atenderá em Paraguaçu Paulista entre os dias 2 e 7 de dezembro, na esquina do CEM (Foto: Silvana Paiva)

 

FOTO 03

A Carreta da Mamografia atenderá até o próximo sábado, dia 7 de dezembro. Os horários de atendimento serão: no dia 2, segunda-feira, a partir das 13 horas, com distribuição de 20 senhas; de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, com a distribuição de 50 senhas por dia; e no sábado, dia 7, das 9 às 13 horas, com a distribuição de 20 senhas (Foto: Silvana Paiva)

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista