'Outubro Rosa' oferece atividades para conscientização contra o câncer de mama

Saúde - Terça-feira, 30 de Outubro de 2018


'Outubro Rosa' oferece atividades para conscientização contra o câncer de mama

O mês de outubro está chegando ao final, mas ainda dá tempo de cuidar da saúde e se prevenir contra o câncer de mama. O projeto 'Outubro Rosa', que promove ações de conscientização e prevenção contra o câncer de mama, tem diversas atividades que aconteceram no decorrer do mês de outubro em Paraguaçu Paulista.

Dentre as atividades realizadas no município, a Unidade Básica de Saúde Vila Nova III e o CRAS III organizaram um encontro com a comunidade local, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

O evento teve a participação da equipe da Associação Paraguaçuense de Combate ao Câncer e contou com a presença de mais de 40 mulheres que, após receberem as informações, puderam saborear um delicioso café.

Outra atividade foi a palestra, no último dia 18, com o mastologista Ricardo Gonzales, sobre “Câncer de mama e autoexame”, no Rotary Clube. Ele atende na Unidade da Mulher, onde as mulheres de Paraguaçu têm disponibilizado também o exame de mamografia gratuitamente.

Também, o Departamento de Saúde promoveu ‘Semana Rosa’, entre os dias 15 e 19 últimos. Durante este período, foram oferecidos exames preventivos agendados para as funcionárias da área da saúde municipal.

Ainda na área da Saúde, todas as UBSs – Unidades Básicas de Saúde – estão em clima de ‘Outubro Rosa’ com a decoração do ambiente todo em cor rosa, como forma de lembrar as usuárias da importância da prevenção do câncer. “Todas as Unidades de Saúde do município de Paraguaçu Paulista estão intensificando os esforços pela detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero, neste mês de outubro”, informou a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim.

A prefeita Almira Garms, destaca o preparo da equipe da área da Saúde e a importância de participar da campanha. “As enfermeiras e médicos das Unidades de Saúde de Paraguaçu estão habilitados a realizar o exame clínico das mamas, como atividade de rotina. O câncer de mama existe, mas pode ser diagnosticado precocemente, melhorando a qualidade de vida de nossas mulheres. Vamos juntos nesta luta!, enfatizou a prefeita Almira”.

O ‘Outubro Rosa’ foi criado no início da década de 1990, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Desde então, o Outubro Rosa é promovido anualmente em diversos países.

Até 31 de outubro, próxima quarta-feira, serão realizadas palestras e a distribuição de materiais informativos à sociedade paraguaçuense para conscientizá-la sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico do câncer de mama. O principal objetivo da campanha ‘Outubro Rosa’ é incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames mamográficos para prevenir o câncer de mama ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. No Brasil, em 2016, as estimativas eram de 57.960 novos casos de câncer de mama.

FOTOS 01 e 02:

O mastologista Ricardo Gonzales que atende na Unidade da Mulher de Paraguaçu Paulista fez uma palestra sobre o “Câncer de mama e autoexame”, na sede do Rotary Clube

 

Todas as UBS – Unidades Básicas de Saúde – estão em clima de ‘Outubro Rosa’ com a decoração do ambiente todo em cor rosa, como forma de lembrar as usuárias da importância da prevenção do câncer (Fotos: Departamento de Saúde/Cedidas)

 

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista