Secretaria de Saúde reforça a importância da prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, especialmente no carnaval

Saúde - Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026


Secretaria de Saúde reforça a importância da prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, especialmente no carnaval

A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista reforça o alerta do Ministério da Saúde para o carnaval de 2026 sobre a importância do uso de preservativos. O cuidado deve ser durante o ano todo, mas especialmente durante a festa popular, é importante relembrar dos métodos preventivos disponíveis e os benefícios.


Os preservativos são um método efetivo na prevenção contra o HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de evitar gestações não planejadas. As unidades de saúde e o SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento) têm à disposição preservativos gratuitamente à população, inclusive com opções de variações como o ultrafino, texturizado e interno.

A prevenção deve acontecer de forma integrada e permanente. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) prepara o organismo para enfrentar possível contato com o HIV. Além da PrEp, a vacinação contra hepatite A, hepatite B e HPV, além da testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aliadas ao preservativos, tornam a proteção mais eficiente.


A última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo IBGE com pessoas com 18 anos ou mais de idade, mostrou que nos 12 meses anteriores à data da entrevista, 22,8% relataram usar preservativo em todas as relações sexuais. Outras 17,1% afirmaram usar às vezes e 59% dos entrevistados, nenhuma vez.

A queda segue tendência mundial. Em 2024, a Organização Mundial de Saúde divulgou relatório realizado em diversos países europeu, apontou a redução do uso de preservativos no público jovem.

A Secretaria de Saúde, as unidades e o SAE/CTA estão disponíveis para a população para tirar dúvidas, adquirir preservativos, realizar testagem e vacinação. Cuide-se!

 

Matheus Machado - Secretaria de Saúde

Prefeitura Municipal da Estância Turística


Paraguaçu Paulista