Saúde - Terça-feira, 23 de Maio de 2023

Equipe de Saúde de Paraguaçu Paulista visita Santa Cruz do Rio Pardo para troca de experiências na área de atendimento domiciliar

Objetivo foi ver de perto o funcionamento do SAD- Serviço de Atenção Domiciliar.

Na última quinta-feira, dia 18 de maio, uma equipe do Departamento Municipal de Saúde de Paraguaçu Paulista esteve na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo para conhecer de perto o Serviço de Atenção Domiciliar – SAD, desenvolvido naquele município.

Esse serviço é caracterizado por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados. Consiste no atendimento domiciliar feito por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicas de enfermagem, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta e em Santa Cruz do Rio Pardo já existe a intenção de inserir profissionais de odontologia nesse quadro.

Durante a visita técnica, o diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, juntamente com sua equipe, foi recepcionado pela Secretária de Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo, Anelise Link Leitão, que explicou a importância da iniciativa para a cidade.

O objetivo do SAD é a desospitalização, oferecendo atendimento humanizado em especial aos pacientes com extrema dificuldade de locomoção.

O programa, desenvolvido por meio de parceria com o Ministério da Saúde, promove consequente redução em casos de hospitalizações, visto que oferece mais tranquilidade aos pacientes, por estarem perto de seus familiares, além de integrar a família no processo de cuidado e ampliação da autonomia dos usuários atendidos.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde, a visita ao município vizinho para conhecer de perto a estrutura e funcionamento do SAD integra um estudo que o departamento está desenvolvendo, com o objetivo de fazer a implantação desse programa de assistência de saúde multidisciplinar no município de Paraguaçu Paulista. “Queremos oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para quem necessita desse serviço na cidade”, destacou Egydio.

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista