Educação - Quarta-feira, 19 de Abril de 2023

Prefeitura intensifica ações para garantir mais segurança às escolas

As rondas preventivas acontecem no horário de funcionamento das escolas.

Prefeitura intensifica ações para garantir mais segurança às escolas

A prefeitura de Paraguaçu Paulista está reforçando ações para ampliar a sensação de segurança nas escolas.

Para fortalecer a prevenção, após reuniões na última semana, Executivo, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal ajustaram procedimentos e o patrulhamento nas 36 escolas que compõem o sistema de ensino local (24 unidades municipais, 4 estaduais e 6 privadas) foi intensificado.

As rondas preventivas acontecem no horário de funcionamento das escolas e os vigias conversam com diretores, funcionários e alunos, cooperando para a harmonia, inibindo ações criminosas e proporcionando uma maior sensação de segurança a todos.

Outra iniciativa importante da prefeitura voltada à segurança das escolas foi a instalação do “botão de alerta”, permitindo a ligação direta entre a escola e a Central de Monitoramento de Imagens, em caso de emergências.

As melhorias se somam, ainda, a revisões de rotinas, além de outras ações já praticadas na rede de ensino para o enfrentamento da violência no ambiente escolar e a manutenção de um espaço saudável de aprendizagem, promovendo a comunicação não violenta, a cultura da paz, o diálogo, a mediação de conflitos, o respeito e a diversidade.

“Os seis pontos defendidos pela Unesco no “Manifesto por uma Cultura de Paz e Não Violência” podem nos indicar alguns caminhos de ação: respeitar a vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o planeta; redescobrir a solidariedade. Cada um desses itinerários ajuda a desenvolver relações saudáveis, tornando-nos cientes das nossas responsabilidades no mundo”, observou Paula R. Bertho, diretora do Departamento de Educação.

As estratégias adotadas pelo Governo Municipal são fundamentais para que a comunidade escolar se sinta mais protegida. Muitos pais têm demonstrado preocupação com a proteção dos filhos e buscado informações nas escolas. Para o prefeito Antian, “É fundamental um esforço conjunto para garantir a prevenção e redução de conflitos no ambiente escolar. Queremos oferecer o melhor e os ajustes buscam atender ao anseio por mais segurança, cuidar das pessoas e trabalhar pela proteção e defesa da vida”.

Departamento de Educação/ Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista