Paraguaçu Paulista, sábado, 04 de fevereiro de 2023 Telefone (18) 3361-9100

Saúde - Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2023

Janeiro Roxo

Semana de mobilização contra a dengue

Janeiro Roxo

O município de Paraguaçu Paulista está participando da campanha “Janeiro Roxo”, que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, prevenção e tratamento da doença.
A infecção acomete pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade, inclusive crianças e idosos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a 2ª posição do mundo entre os países que registram novos casos.

Em Paraguaçu, todas as unidades de saúde estão preparadas para realizar o diagnóstico, que é rápido, simples e essencialmente clínico, e tratamento da doença, que é feito com antibióticos e tem duração de seis ou 12 meses. Poucos dias após o início, o usuário deixa de transmitir a doença.
A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase, na forma infectante da doença, sem tratamento, elimina a bactéria para o meio exterior através do espirro ou tosse, infectando outras pessoas que têm maior probabilidade de adoecer.

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor; áreas com diminuição de pelos e do suor; dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; inchaço de mãos e pés; diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés; úlceras de pernas e pés; caroços (nódulos) no corpo; febre, edemas e dor nas articulações; entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz; ressecamento nos olhos.

Portal atualizado em: 03/02/2023 13:23:59