Paraguaçu Paulista, sábado, 04 de fevereiro de 2023 Telefone (18) 3361-9100

Administração - Sábado, 26 de Novembro de 2022

Frigorífico Regional de ovinos e Suínos

Prefeitura entrega local para à população

Frigorífico Regional de ovinos e Suínos

No ano de 2004, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista iniciava a construção do Frigorífico Regional de Ovinos. Ele seria um grande marco para a cidade, elevaria o nome de Paraguaçu Paulista no cenário do agronegócio do Estado de São Paulo. A proposta era que o Município pudesse oferecer um local adequado às normas sanitárias, para o abate dos animais, e com isso levar ao consumidor final um produto de qualidade, que não oferecesse riscos à saúde da população. Mas o que parecia a realização de um sonho para os produtores de ovinos, se tornaria apenas uma ilusão, um sonho cada vez mais distante de se realizar, isso porque, o local nunca cumpriu a função, nunca abriu suas portas para a realização de um abate se quer, nunca chegou a ser inaugurado em 18 anos de existência.

Na época, a administração pública recebeu R$708.284,96 através do convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, para a construção do prédio e a compra de equipamentos.
Com o passar do tempo, o prédio construído para abrigar o Frigorífico foi tomado pelo abandono, vandalismo e descaso com o dinheiro público. Sua estrutura foi pouco a pouco sendo comprometida, os equipamentos foram saqueados, o mato tomou conta do espaço sem uso. (inserir Figura 1)
Em 2019 a Prefeitura iniciou um trabalho para tentar regularizar o espaço frente a liberação ambiental e com o Ministério da Agricultura e incorporação do abate de suínos. Em 2021 quando a atual administração do Prefeito Antônio Takashi Sasada, iniciou seus trabalhos à frente do executivo, uma das primeiras ações foi fazer um levantamento sobre as condições que se encontravam os prédios e espaços públicos dentre eles o Frigorífico de Ovinos e Suínos. Segundo dados que constam nos arquivos da prefeitura, na época de sua inauguração, o prédio teria recebido toda a estrutura e equipamentos para seu funcionamento, coisa que nunca aconteceu. (inserir Figura 2)

Foi então que o Prefeito Antian, junto ao Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Dr. Camilo Placido Vieira e equipe corroborado de forma essencial pelos Departamentoa de Obras e de Engenharia, arregaçaram as mangas e entraram nessa luta. A decisão entre deixar o local como estava ou recuperá-lo, a prefeitura veio a investir, com recursos próprios, cerca de R$1.930.000,00 no local. Hoje com quase dois anos de mandato a Prefeitura devolve para a sociedade o local totalmente reformado incluindo o reparo da estação de tratamento de efluentes com interligação das mesmas ao emissário da SABESP, dentro dos padrões exigidos pelas normas sanitárias e com equipamentos novos, que vem garantir segurança alimentar de produtos de origem animal e com isso, evitar abates clandestinos, já que em um raio de 150 km, não há frigorífico específico para abate de ovinos e suínos. (inserir figura 3)

Dr. Camilo explica que o objetivo do município é apoiar e fomentar produtores de suínos e ovinos da região, além da geração de emprego direto e indireto e garantia da qualidade dos produtos.

Entre os equipamentos adquiridos estão: 3 câmaras frigoríficas com sistema de refrigeração completa, insensibilizador elétrico, plataformas de abate em aço inox, serras elétricas, depiladora, tanque de escalda, guinchos elétricos, balança e mesas e carrinhos em aço inox.(inserir Figura 4)
Agora a equipe do Departamento está estruturando o serviço de inspeção municipal, para que em um futuro próximo, Paraguaçu seja reconhecido como um serviço de inspeção equivalente e venha receber o certificado SISBI – POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), onde os produtos aqui produzidos possam ser comercializados em todo território nacional.
Por se tratar de um investimento de grande importância para Paraguaçu e região, a Prefeitura enviou um projeto de lei de concessão onerosa, para a Câmara de Vereadores, propondo transferir a gestão do Frigorífico para empresa terceirizada, devido ao alto custo da manutenção, complexidade de execução do serviço e a necessidade constante de investimento.

Portal atualizado em: 03/02/2023 13:23:59