Saúde - Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022

Amanhã tem vacinação antirrábica

Ação acontece na Quadra Elzinha

Amanhã tem vacinação antirrábica

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista através dos Departamentos de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, promovem no próximo dia 19, a segunda etapa do programa Saúde Única: Do Inquérito Amostral ao Controle Populacional de Cães e Gatos da Região do Centro.

A ação será realizada na Quadra de Esportes Elzinha, situada na Avenida Siqueira Campos, esquina com a rua Barão do Rio Branco, no centro da cidade, das 9h às 13:30h.

Para ter direito a castração, o proprietário do animal deve preencher alguns requisitos do programa, como por exemplo, a comprovação de baixa renda.

O programa é dividido em quatro etapas; na primeira, aconteceu o cadastramento desses animais; na segunda etapa, foi ministrada uma palestra aos tutores sobre posse responsável e leishmaniose; e na terceira etapa, será coletada amostra de sangue dos animais para testagem de Leishmaniose; e na quarta etapa, as fichas serão encaminhadas para a Clínica credenciada para a realização da castração. É bom ressaltar que essa ação de castração do dia 19, é direcionada apenas aos animais já cadastrados. Para a realização dessa ação, a Prefeitura contará com a parceria dos alunos do curso de medicina veterinária da Universidade de Marília – Unimar.

No mesmo dia e local, a Vigilância em Saúde também oferecerá vacina contra a raiva para todos os cães e gatos com idade a partir de 3 meses, cadastrados ou não para a castração. Basta que o proprietário se dirija ao local portando seu documento com CPF e com seu animal devidamente encoleirado e no caso de gatos nas caixas de contenção para evitar acidentes ou fugas e levar e a carteirinha de vacina do animal.