.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Cultura - Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Artista paraguaçuense Décio Benício realiza exposição no 1º Estância Sertaneja

Obras ficarão expostas na Estação Paraguaçu


O artista plástico paraguaçuense, Décio José Benício, realizará no período de 18 a 21 de novembro a exposição “A Madeira e Sua Alma”, dentro da programação do 1º Estância Sertaneja. As obras ficarão expostas na Estação Paraguaçu, na Av. Miguel Deliberador, 217 – Centro, no Departamento de Turismo e Cultura, atrás da Fonte Luminosa.

 

Décio tem 68 anos e é amante de esculturas, de achados arqueológicos, de estátuas romanas e monumentos, o que segundo ele, são obras de arte de resistem ao tempo. Ele conta que ainda criança começou a esculpir em lápis utilizando gilete durante as aulas para presentear os professores. Depois passou a esculpir em tocos usando formões que ele mesmo aprendeu a forjar com o pai e o avô.

 

Ele faz questão de falar que é um apaixonado por árvores e que nunca cortou nenhuma árvore para realizar suas obras. Tudo é feito a partir de madeiras que ele encontra jogadas e por isso dá o nome ao seu trabalho de “eco esculturas”.

 

A inspiração para suas criações vem às vezes da imaginação, ou de uma situação, de uma época, de alguma polêmica ou até de expressões que ele vê e ficam registradas na memória. Ele ressalta que não gosta de copiar, mas sim de criar. “Quando vejo uma expressão que me chama a atenção eu registro ela, e de repente, um dia ela volta e ganha forma”.

 

Décio fala com gratidão que o artista Trajano Oliveira foi o seu grande mestre e que eles passavam a noite fazendo esculturas e quanto mais ele via as obras do amigo mais ele se inspirava.

 

As esculturas sempre foram um passatempo e seu ateliê é embaixo das árvores, que é onde ele se sente bem para realizar suas criações. “Às vezes tenho vontade de parar tudo e me dedicar somente às esculturas, mas será que dá tempo?”, conclui Décio.

A exposição “A Madeira e Sua Alma” terá entrada gratuita e é uma realização do Departamento de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista.

 

SERVIÇO:

Exposição: “A Madeira e Sua Alma” de Décio Benício

Datas e horários:

18/11/2022 (sexta) das 18h às 22h

19/11/2022 (sábado) das 13h às 22h

20/11/2022 (domingo) das 9h às 18h

Local: Estação Paraguaçu - Departamento de Turismo e Cultura

Av. Miguel Deliberador, 217 – Centro (Atrás da Fonte Luminosa)

797 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.