Saúde - Segunda-feira, 12 de Setembro de 2022

Poliomielite

Ministério da saúde prorroga campanha de vacinação até 30 de setembro

Poliomielite

O Ministério da Saúde prorrogou até o próximo dia 30 de setembro, a campanha de vacinação contra a poliomielite (que evite a paralisia Infantil), além de multivacinação para atualização da caderneta de vacina para menores de 15 anos.

Em Paraguaçu Paulista, todas as Unidades de Saúde estão com vacinas disponíveis, e o Departamento de Saúde está convocando as mães que ainda não fizeram a atualização da carteirinha de vacina ou a dose extra da poliomielite. Para receber a dose das vacinas, basta que os pais ou responsáveis levem as crianças até uma Unidade de Saúde mais próxima da sua casa para que sejam imunizados. Mesmo que a criança esteja com a vacinação em dia, o Ministério da Saúde orienta a dose de reforço, devido à gravidade da doença que pode levar a criança a desenvolver a paralisia infantil.

Existe uma grande preocupação por parte das autoridades sanitárias com o reaparecimento de doenças que há tempo haviam sido erradicadas e que hoje começam a reaparecer. Esse final de semana foi divulgado na mídia mundial, que o Departamento de Saúde do estado de Nova York, nos Estados Unidos, informou a detecção de um caso de poliomielite no Condado de Rocklans, no subúrbio da cidade e também foram encontrados sinais do vírus no esgoto da cidade. Esse é o primeiro caso registrado da doença em quase 10 anos.

Aqui no Brasil, como forma de evitar que nossas crianças sejam vítimas de doenças, a vacina está sendo intensificada em todo o país.

Faça sua parte. Vacine seu filho!