Saúde - Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Combate, manejo e como agir no caso de acidentes com escorpiões

Agentes de Combates as Endemias e Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação

Entre os dias 02 e 04 de agosto os Agentes de Combates as Endemias e Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista passaram por uma capacitação sobre o combate, manejo e como agir no caso de acidentes com escorpiões. A capacitação através de videoaula, aconteceu nas Unidades de Saúde e no Departamento de Saúde com o tema “Comunicação e mobilização social para o enfrentamento do Escorpionismo/Escorpião”.

Os palestrantes da conferência foram o assessor técnico em Saúde Luciano Eloy e o biólogo e pesquisador científico Rubens Antônio da Silva. Eles abordaram temas como o controle de pragas, perigos, quais os procedimentos em caso de picada do escorpião, possíveis soluções para resolver o problema e a abordagem necessária nos domicílios para evitar a proliferação de escorpiões.

O objetivo foi deixar os agentes de endemias e de saúde, preparados para a sensibilizara população sobre a prevenção do acidente com escorpião e como é importante o socorro rápido à criança picada.

Egydio Tonini Nogueira Neto, Diretor do Departamento, salientou que os agentes do município tem um papel fundamental no quesito orientação.

“O objetivo dessa capacitação foi preparar e atualizar os nossos Agentes de Endemias e de Saúde, para atuarem como agentes multiplicadores, orientando a população sobre os riscos e sobre o controle de acidentes com escorpiões e como agir no caso de acidentes. Quando uma criança é picada por esse animal, o tempo do socorro é fundamental e pode salvar vidas”, disse.

Em Paraguaçu Paulista, os Agentes de Endemias e Saúde realizam diariamente visitas aos imóveis do município, orientando sobre o mosquito da dengue e os escorpiões, entre outros temas de interesse da comunidade.

Segundo Egydio, algumas medidas simples podem reduzir a ocorrência de escorpiões próxima dos domicílios, como:

• Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;

• Acondicionar o lixo em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados;

• Não jogar lixo em terrenos baldios e sempre manter os terrenos baldios limpos;

• Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como acúmulo de materiais de construção, entulhos e pedaços de madeira;

• Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos ou frestas.

Nos casos de acidentes em nossa cidade, a vítima deve ser levada imediatamente ao Pronto Socorro da Santa Casa de Paraguaçu, para receber a dose do soro antiescorpiônico o mais rápido possível – principalmente no caso de vítimas crianças ou idosas.