Cultura - Quarta-feira, 13 de Julho de 2022

PARAGUAÇU PAULISTA SERÁ PALCO DO ESPETÁCULO ‘O MENINO CORUJA’ DA CIA ARTE DAS ÁGUAS

O mestre do teatro Ivan Parente comanda a direção do espetáculo junto à diretora musical Babaya Morais

Paraguaçu Paulista recebe no próximo dia 20 de julho o espetáculo ‘O Menino Coruja’, com a Cia. Arte das Águas, de Ibirá/SP. O grupo entra em turnê por diversas cidades do Estado, rodando mais de 1.000 km em cinco dias. A apresentação tem entrada gratuita e acontece no Cine Teatro Municipal Lucila Nascimento às 20h.

De acordo com o diretor da companhia, Antônio Bucca, quem comparecer ao espetáculo verá questões sociais sendo debatidas de forma lúdica. “Em todos os nossos trabalhos, sempre abordamos algum aspecto social relevante, aproximando a arte da realidade de maneira sensível e poética”, destaca. ‘O Menino Coruja’ retrata a vida simples e rural de um menino do interior paulista, com seus sonhos, seu olhar e sua tristeza decorrente da perda da mãe e da solidão na qual se encontra o pai. O jovenzinho, de extrema sensibilidade, busca reconstruir sua família e a imagem da mãe através do canto dos pássaros, apaixonando-se pelo canto da coruja.

A montagem conta com três ganhadores do Prêmio Shell. O mestre de teatro musical Ivan Parente assina a direção, Babaya Morais é a responsável pela direção musical e Alexandre Del Farra, também contemplado com o prêmio APCA, é o orientador dramatúrgico. O texto é de Antônio Bucca, que também assina as músicas inéditas junto a Ricardo Moisés, e a preparação vocal, de Ana Paula Mendonça. Os figurinos são de Linaldo Telles e a cenografia, de Léo Bauab. Além de Antônio Bucca, o elenco é composto por Duda Silva, Laisa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni.

Paraguaçu Paulista também recebe a oficina gratuita “Teatro e Cultura Popular”, voltada a crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos. Partindo de suas experiências com teatro popular e inspirada nas pesquisas e práticas do mestre e multiartista Luiz Carlos Laranjeiras, a Cia. Arte das Águas conduz brincadeiras, músicas, danças e jogos dramáticos presentes em manifestações da cultura popular brasileira. A oficina acontece no dia 20 de julho, das 14h às 16h, no Projeto Clube da Juventude I. Não é necessário fazer inscrição.

Ainda no mês de julho, a companhia oferece para artistas, estudantes e coletivos artísticos, 2 bate-papos e 4 oficinas online e gratuitas, que permanecerão disponíveis em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCXs3_M9tK-DHjCaXzqIIncg/featured). Dia 16, às 16h, Ivan Parente faz um bate-papo sobre direção de teatro musical. Dia 17, no mesmo horário, Léo Bauab aborda, em sua oficina, processos de criação cenográfica para teatro. Dia 18, às 20h, é a vez da oficina de Ana Paula Mendonça tratar da expressão vocal através das emoções. Na noite seguinte, também às 20h, Linaldo Telles comanda uma conversa sobre processos de criação de figurinos para teatro infanto-juvenil. Já nos dias 27 e 28, respectivamente, acontecem as oficinas com Babaya Morais, sobre a fisiologia da voz, e Estevam Collar, sobre técnicas de fotografia com celular. Estas atividades também dispensam inscrição.

Além de Paraguaçu Paulista, onde conta com a parceria da Cia. Bambolina, a Cia. Arte das Águas circula com as ações do projeto 'O Menino Coruja' pelas cidades de Ibirá, Santa Bárbara d’Oeste, Itapira e São José dos Campos. O projeto foi contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural 38/2021 do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Oficina “Teatro e Cultura Popular”, com Cia. Arte das Águas
Quando: 20/7 – quarta-feira – 14h
Onde: Projeto Clube da Juventude I (Rua Sebastião Ribeiro Nogueira, s/n)
Público-alvo: crianças e adolescentes de 8 a 15 anos