Saúde - Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2022

Secretaria da Saúde registra neste ano, 90 pacientes que faltaram a consultas agendadas

Ausência pode atrapalhar consultas de quem também espera por atendimento

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, tem buscado informar, sensibilizar e orientar pacientes e demais usuários dos serviços de Saúde sobre os prejuízos das faltas em consultas e exames agendados. Somente neste mês de janeiro (que mal se iniciou) já foram 90 faltas computadas.

Nos clínicos gerais os dados apontam 31 faltas. Junto ao pediatra foram 14 faltas. No gastroenterologista foram registradas quatro faltas; no vascular, mais oito faltas; no cardiologista foram 12 ausências; no urologista teve cinco ausentes; a Ortopedia registrou uma falta; e a Dermatologia teve seis faltosos; assim como nove pacientes não compareceram à consulta com a neuro pediatra.
A Secretaria Municipal da Saúde lembra aos pacientes faltosos que os impactos gerados com a ausência prejudicam a ele mesmo (que tem seu diagnóstico atrasado; tratamento e melhora prejudicados) e aos demais pacientes, que aguardam por atendimento. Além disso, a ausência traz prejuízos ao município, devido aos recursos contratados, médicos, equipamentos, equipe de enfermagem, atendimento, etc.

O setor orienta o público a comunicar a sua unidade de atendimento sobre a desistência ou impossibilidade de presença no procedimento marcado. Essa simples atitude (avisar com antecedência) facilita o remanejamento da agenda, dando oportunidade a outros pacientes que esperam ser chamados.