Saúde - Terça-feira, 07 de Dezembro de 2021

Dengue: agentes de saúde intensificam busca ativa em residências

Pessoas com sintomas devem procurar Unidades de Saúde

Dengue: agentes de saúde intensificam busca ativa em residências

As equipes do Departamento de Saúde e Vigilância Epidemiológica se reuniram na tarde desta segunda-feira, dia 06, com enfermeiras(os) responsáveis pelas Unidades e com os agentes de saúde dos bairros. A reunião teve como objetivo sensibilizar e atualizar as equipes sobre o quadro epidemiológico de dengue que vem se desenhando no município. Com os números de casos aumentando dia a dia, o combate ao Aedes Aegypti tem se intensificado em toda a cidade, além disso, a Vigilância do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o risco de uma grande transmissão de Chikungunya em todos os municípios, como explica Josué Campos Sena, coordenador da equipe de agentes de endemias. “Estamos vendo um cenário muito preocupante se formando, temos uma grande infestação de pernilongos na cidade e algumas pessoas com sintomas que não procuram a Unidade de Saúde. Estamos em um período em que unir forças no combate é a melhor saída. Os agentes de saúde das Unidades vão intensificar as visitas e busca ativa nas residências, já a equipe de enfermagem está atenta com os sintomas dos pacientes que procurarem os Postos de Saúde.

Durante essa semana, a equipe de agentes de endemias se concentra nos trabalhos no bairro Aldo Monteiro Paes Lemes onde estão os maiores números de casos positivos para dengue, mas o alerta é para toda a cidade. É indispensável que os moradores fiquem atentos com os recipientes que possam acumular água e que sirvam de criadouros para o Aedes Aegypti em suas residências. Só com a conscientização e parceria Paraguaçu Paulista poderá evitar uma grande transmissão dessas doenças.

Agentes de endemias concentram trabalhos no bairro Aldo Monteiro Paes Lemes

Outra orientação é que no caso de alguém apresentar sintomas como febre alta, acima de 38.5ºC, dores musculares intensas, dor no fundo dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.

Redação: Vigilância em Saúde