Saúde - Segunda-feira, 06 de Dezembro de 2021

Casos de Dengue avançam em Paraguaçu

Cenário é preocupante com a transmissão da dengue

Casos de Dengue avançam em Paraguaçu

Dados divulgados nesta segunda-feira, 06 de dezembro, pela Vigilância Epidemiológica de Paraguaçu Paulista, mostram um cenário preocupante com a transmissão de dengue, com o aumento de casos positivos e suspeitos nas últimas semanas. A maioria dos casos estão concentrados no bairro Aldo Monteiro Paes Leme, mas, vários pontos da cidade já registram notificação de suspeitos. A grande infestação de mosquito Aedes Aegypti, o período de chuvas, o calor intenso e a falta de cuidado com os quintais favorecem o cenário para a proliferação do mosquito, transmissor da Dengue e Chikungunya. Desde o início do ano os casos positivos da doença vêm sendo notificados e os agentes de endemias vem realizando bloqueio de criadouros, orientação e nebulização. Mas, isso ainda não foi suficiente para conter a transmissão e os casos vem aumentando, semana a semana.

Em razão disso, o Departamento de Saúde alerta a população para a importância da eliminação dos criadouros do mosquito transmissor dessas doenças. Para tentar conter o avanço da doença essa semana os agentes de controle de endemias estão realizando a nebulização em alguns pontos do bairro. Josué Campos Sena, Coordenador da Equipe de Agentes de Endemias, destacou que todo o esforço é em vão se a população não fizer a sua parte.

“A população já tem conhecimento das orientações quanto aos cuidados necessários no combate ao mosquito transmissor da Dengue, todos os objetos que acumulem água como um simples pratinho de planta, a uma tampinha de garrafas, pode servir de criadouros devem ser eliminados, pois podem acumular água e contribuir para a proliferação do mosquito, inclusive a limpeza frequente de calhas e caixas d’água”, disse.

Redação: Vigilância em Saúde