Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 04 de Outubro de 2021

Semana Animal vai abordar prevenção de doenças

Programação da semana inclui vídeos de conscientização

Semana Animal vai abordar prevenção de doenças

Entre os dias 4 e 8 de outubro, o Departamento Municipal do Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com os Departamentos de Saúde e Educação, promove eventos e iniciativas em comemoração ao Dia Mundial do Animal, celebrado nesta segunda-feira (04/10).

Segundo a veterinária Cinthia Ribeiro Lourenço, os principais objetivos deste período é sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies e a prevenção de doenças. “Pretendemos mostrar a importância dos animais na vida das pessoas e ajudar as pessoas e principalmente as crianças a olharem para os animais com um olhar de amor e sensibilidade”, afirma.

A veterinária destaca que a semana também vai reforçar os benefícios de se ter um animal. Um estudo realizado pelo periódico Scientific Reports indica, por exemplo, que o risco de desenvolver doenças cardíacas e até a mortalidade por causa de problemas no coração é menor entre donos de cachorros. Ter um pet pode ainda prevenir asmas em crianças, reduzir as chances de desenvolver alergias e reduzir a ansiedade, melhora o sistema imunológico, ajuda na depressão, além de reduzir o estresse e melhora o humor.

Na programação, está previsto também uma série com três videos orientativos que serão veiculados a partir desta terça-feira (05/10) nas redes sociais da prefeitura. Os temas abordados serão Leishmaniose, Maus Tratos e Abandono e Posse Responsável e Bem Estar Animal.