Esportes e Recreação - Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021

Amanhã tem 3ª dose para pessoas com alto grau de imunossupressão

Vacinação será no CEM e será necessário apresentar comprovação da patologia

Amanhã tem 3ª dose para pessoas com alto grau de imunossupressão

Redação: Vigilância em Saúde

O Município de Paraguaçu Paulista realizará a partir de amanhã, dia 21 de setembro, a 3ª dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com alto grau de imunossupressão, que tenham tomado a 2ª dose ou dose única a mais de 28 dias, independentemente da vacina aplicada.

Para receber a dose extra o interessado ou um representante, deverá comparecer no CEM, com a receita atual ou a documentação que comprove a patologia. A Vigilância em Saúde comunica que a comprovação é necessária para que o mesmo tenha direito a dose adicional, e que o agendamento será feito apenas presencialmente.

Segundo o documento técnica de vacina do Estado de São Paulo, são considerados pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:

* Imunodeficiência grave,
* Quimioterapia para câncer
* Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
* Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3
* Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
* Uso de drogas modificadoras da resposta imune
* Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)
* Pacientes com doenças imunomoduladoras inflamatórias crônicas (reumatológicas, doenças intestinais inflamatórias (ex Crohn).

Já as medicações modificadores de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas são: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).