Saúde - Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2020

Comitê de Gerenciamento de Crise para Enfrentamento do COVID-19

Todo o êxito se deve à transparência e foco na saúde aplicados desde o início.

Comitê de Gerenciamento de Crise para Enfrentamento do COVID-19

Estamos no final de mais um ano, um ano atípico e que veio repleto de ensinamentos. Neste 2020 tivemos que atuar ainda mais fortes, proporcionando segurança, lutando pela prevenção e valorizando ainda mais a saúde.

O Coronavírus nos ensinou, pela dor, que não estamos sozinhos, que dependemos uns dos outros.  Ensinou que cuidar de si é cuidar do próximo. Assim, desde o início, percebemos que sozinhos não obteríamos os resultados ideais para superar este período de pandemia e unimos forças para proporcionar mais segurança aos munícipes de Paraguaçu Paulista.

No início de março de 2020, após confirmados os primeiros casos da COVID-19 no Brasil no mês de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista criou um Comitê de Gerenciamento de Crise para Enfrentamento da COVID-19, com a finalidade de estabelecer estratégias contra a propagação do vírus e informar com transparência a população sobre as decisões tomadas neste período.

Formado por profissionais técnicos que atuam na linha de frente de cada área diretamente envolvida com o cenário, este Comitê, após análise periódica da situação, conduziu todas as determinações com foco na prevenção, segurança e qualidade de vida da comunidade.

Foram realizadas mais de 50 reuniões presenciais, visitas técnicas em locais e estabelecimentos de toda a cidade, acompanhamento de leitos clínicos e UTI diariamente. Foram elaborados informativos diários de casos confirmados, suspeitos e sua devida localidade.

Decretos foram publicados, comércio, igrejas e demais atividades foram proibidas de exercer suas atividades por períodos determinados. O período foi marcado por medidas para evitar aglomerações e promover o distanciamento social.

Após análise e acompanhamento de indicadores técnicos, as atividades foram sendo liberadas gradativamente, porém com protocolos e fiscalização em prol da saúde.

Foram tomadas ações para incentivar a economia em meio ao combate do vírus.

Comunicados, depoimentos de profissionais da área de saúde, vídeos, carro de som, conscientização, distribuição de máscaras e todas as orientações devidas foram feitas nestes 10 meses que enfrentamos juntos o Coronavírus.

A pandemia afetou a todos, mudanças de hábitos foram determinantes neste processo. Infelizmente, encerraremos o ano ainda com a presença deste vírus, porém com muita informação e orientação de como agir e como se cuidar. Todos estão suscetíveis à Covid-19, e pela falta de tratamento, a única forma de minimizar o número de casos é fortalecer e respeitar o distanciamento social.

No decorrer de todos estes meses, o Comitê não mediu esforços para atender e ouvir a todos.  Sempre com informações técnicas e com base em indicadores foi determinada cada alteração de atendimento e conduta na cidade de Paraguaçu Paulista.

Todo o êxito deste grupo deve-se à transparência e foco na saúde, critérios que balizaram as decisões desse Comitê desde o início. Foi com a ajuda de todos que conseguimos ter sempre atendimento aos que necessitaram, números controlados e até aglomerações evitadas.

Ainda estamos passando por uma pandemia, situação que merece especial atenção e responsabilidade de todos. A ajuda e conscientização da população é de extrema importância. A movimentação em prol da saúde e a segurança sempre foram os objetivos deste Comitê que encerra suas atividades neste dia 31 de dezembro de 2020. Assim, entendemos que a conscientização é o melhor aliado neste momento, e insistimos incansavelmente para que todos se cuidem!

Comitê de Gerenciamento de Crise para Enfrentamento do COVID-19 de Paraguaçu Paulista.