Educação - Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020

Projeto ASA capacita professores de Paraguaçu

Esta foi a primeira capacitação do ano com atividades diversificadas e produção textual, informou a coordenadora do ASA, Marinete Ferreira.

Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

21/02/2020 – 13h15

Os alunos da rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista que têm dificuldades de aprendizagem nos componentes curriculares português e matemática são assistidos pelo Projeto “Além da Sala de Aula” (ASA), do Departamento de Educação, Esporte e Lazer. São 42 professoras, dez aulas semanais para alunos das onze escolas do 2º ao 9º do ensino fundamental.

Essas professoras tiveram, nesta semana passada, uma capacitação inicial para o ano letivo de 2020, de acordo com a coordenadora do Projeto ASA, Marinete Ferreira. “Em Português trabalhamos com atividades diversificadas de alfabetização e produção textual. Em Matemática, a confecção do ábaco aberto e a utilização do mesmo com a construção do número, representação de números, adição e subtração”, informou Marinete.

Essa primeira capacitação foi dividida em quatro encontros, nos dias 10, 13, 17 e 20, de quatro horas cada, sendo duas de português e duas de matemática.
Ela contou que a professora da sala regular faz uma avaliação diagnóstica e seleciona os alunos que são encaminhados para o atendimento no ASA. A orientadora pedagógica da escola confirma ou não a necessidade do atendimento. “Estamos avaliando os alunos para a formação das turmas para este ano, de acordo com a avaliação diagnóstica de 2019”, disse.

O professor do ASA tem dez aulas semanais, sendo com oito os alunos e duas de horário de trabalho pedagógico (HTP), quando planejam e preparam material e atividades, na própria escola ou no Departamento de Educação, com a coordenadora Marinete Ferreira.
Quanto aos resultados do ASA em relação ao aproveitamento curricular dos alunos depois das aulas extras semanais, a coordenadora Marinete avalia que a situação é bastante positiva. “Podemos avaliar em relação ao aproveitamento dos alunos nos anos anteriores, pois acompanhamos o desempenho deles depois em sala de aula e o resultado é positivo”, afirmou.

Marinete explicou que a metodologia do ASA enfatiza o uso de material concreto manipulativo e o lúdico. “Valorizamos a confecção de jogos e materiais pedagógicos com material reciclável”, destacou a coordenadora Marinete Ferreira.

FOTOS:

A metodologia do Projeto ASA enfatiza o uso de material concreto manipulativo e o lúdico. “Valorizamos a confecção de jogos e materiais pedagógicos com material reciclável”, destacou a coordenadora Marinete Ferreira (Fotos: Depto. Educação/Cedidas)