Defesa Civil - Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2020

Defesa Civil alerta que até domingo poderão ocorrer muitas pancadas de chuva em Paraguaçu

Na quinta-feira, por causa da ventania durante a chuva, uma casa foi destelhada e a Defesa Civil de Paraguaçu socorreu com fornecimento de lona.

Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal

03/01/2020 – 13h00

A partir desta sexta-feira, 3 de janeiro, um grande sistema de baixa pressão atmosférica se espalha mais sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do Brasil e persiste por vários dias. Até o domingo, 5 de janeiro, uma grande quantidade de nuvens carregadas se forma sobre o todos os estados destas regiões e poderão ocorrer muitas pancadas de chuva, inclusive em Paraguaçu Paulista.

A previsão é do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – e para hoje, poderá chover até 40 mm em Paraguaçu Paulista, e 20 mm no sábado e 20 mm no domingo. De forma geral, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento.

As rajadas de vento registradas em Paraguaçu na quinta-feira (2), já resultaram no destelhamento de uma casa e a Defesa Civil socorreu com fornecimento de lona.

Também uma árvore caiu em cima de um carro estacionado na Rua Quatá, no bairro Barra Funda. Não havia pessoas no veículo e ninguém se feriu. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi encaminhada para a retirada da árvore e desobstrução da rua que ficou com trânsito impedido temporariamente.

A informação é do chefe da Defesa Civil de Paraguaçu Paulista, coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira. Ele orienta para que a população se proteja, busque abrigo e evite áreas abertas quando da ocorrência de temporal.

“Em caso de chuva forte, recomendamos que a pessoa procure abrigo em locais fechados e evitar áreas abertas, como terrenos ou rios, lagos e praias”, reforçou o coronel Hipólito.

Entre as principais orientações, em caso de chuva forte, ventos e raios, estão:

- Permanecer em local seguro até que a chuva e as consequências dela estejam sob controle, para evitar acidentes e mortes;

- Caso esteja de carro, verifique se a água ultrapassa 1/4 do pneu, pois acima deste nível, há elevado risco do carro perder a dirigibilidade e ser conduzido pela correnteza.

- Em casos de ventos fortes, mantenha-se abrigado em local de estrutura de firme, tais como casas, estabelecimentos comerciais etc;

- Em caso de falta de luz, desligue todos os equipamentos elétricos possíveis. Opte por lanternas, e não por velas, mas caso a substituição não seja possível, mantenha a vela em um suporte com água e apague-a antes de dormir;

- Retire das ruas os sacos de lixo que ainda aguardam recolhimento pela companhia de limpeza urbana.

Em casos de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou também os Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190).

Fim de semana com chuva forte

O primeiro fim de semana de semana de 2020 será marcado por chuva forte em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, devido à possível formação de ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.

A formação destas grandes áreas de instabilidade está associada a configuração de ventos sobre a América do Sul, em diversos níveis da atmosfera.

Os ventos vão manter a canalização de ar úmido e quente (convergência de umidade) do Norte para o Centro-Oeste e para o Sudeste, por vários dias consecutivos, e a expectativa é de formação de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul)  a partir de 3 de janeiro, sexta-feira. A ZCAS é um dos mais importantes sistemas provedores da chuva do verão no Brasil.

FOTO 01:

As rajadas de vento registradas em Paraguaçu na quinta-feira (2), já resultaram no destelhamento de uma casa e a Defesa Civil socorreu com fornecimento de lona (Foto: Defesa Civil/Cedida)

FOTO 02

Também uma árvore caiu em cima de um carro estacionado na Rua Quatá, no bairro Barra Funda. Não havia pessoas no veículo e ninguém se feriu (Reprodução)