Segurança, Trânsito e Transportes - Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019

Rua Irmã Gomes mudará mão de direção

A mudança será a partir de domingo; a rua que hoje sobe, só vai descer.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

06/12/2019 – 15h05

A Rua Irmã Gomes mudará a mão de direção a partir de domingo, dia 8 de dezembro. O diretor do Departamento Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira informa que a mão de direção será invertida: em invés de subir, agora ela vai descer. “A partir da esquina da Rua 15 de Novembro até a Avenida Brasil, são dois quarteirões que já são mão única para subida, mas passarão a descer no sentido para a Avenida Brasil”, esclareceu o coronel.

Outra alteração é que os estacionamentos na Rua Irmã Gomes não serão mais 45º, serão paralelos à calçada. “As marcações já foram feitas, as placas estão sendo colocadas”, disse Hipólito.

“As razões para as mudanças são por questões de segurança. São passadas pela Comissão de Trânsito, que avalia as alterações, principalmente as que são feitas no centro da cidade. Somos em 13 membros representantes de todos os segmentos da comunidade paraguaçuense. No caso da mudança do estacionamento 45º para o paralelo à calçada, estava acontecendo de alguns veículos maiores ficarem muito projetados para a rua, como uma caminhonete ou um sedã um pouco maior já dificultava o trânsito de caminhões. Tivemos a ocorrência de muitos pequenos acidentes de trânsito nestas duas quadras, pois era muito comum veículos derrubarem motos, ou baterem na traseira de outro veículo, ou não tinham visão ao saírem. Para manter o estacionamento 45º, a rua teria que ser mais larga e este trecho da Irmã Gomes não apresenta segurança para isso”, explicou o coronel.

No caso da inversão da mão de direção, Hipólito esclareceu que é para desafogar o trânsito. “Depois que foi fechado o trecho da Praça da Matriz, o trânsito ficou estrangulado, não tem escape para quem segue pela Rua 15 de Novembro e cai ali em direção à Avenida Paraguaçu. No fim do ano, nos finais de semana, aumenta o trânsito naquela região e fica pior. A partir de agora, os veículos que caírem num estrangulamento de trânsito em direção à Avenida Paraguaçu pela Rua 15 de Novembro, terão uma opção de sair pela Rua Irmã Gomes em direção à Avenida Brasil”.

Sugestões

Muitas alterações feitas no trânsito de Paraguaçu Paulista iniciam das sugestões feitas pela própria população, de acordo com o relato do coronel Hipólito. “Ouvimos todos e observamos tudo o que as pessoas dizem, apontam e sugerem”, contou o diretor de Trânsito.

Ele relatou uma sugestão dada por um cidadão e que será colocada em prática em breve. “É com relação à demarcação no chão. Para quem faz a baliza, para o carro ficar estacionado certinho na vaga, a pessoa nos sugeriu que estendêssemos a marcação até o chão da calçada, possibilitando que o motorista possa ver melhor pelo retrovisor. Achamos interessante, é algo fácil de fazer e, assim que terminarmos essa fase que estamos, vamos colocar em prática essa sugestão do morador”, contou Hipólito.

Os moradores de Paraguaçu que tiverem sugestões podem entrar em contato com o Departamento Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, na sede provisória da Prefeitura Municipal, à Rua Polidoro Simões, 533, Jardim Tênis Clube, pelo telefone (18) 3361-9100, horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

FOTOS

A Rua Irmã Gomes mudará a mão de direção a partir de domingo, dia 8 de dezembro. O diretor do Departamento Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira informa que a mão de direção será invertida: em invés de subir, agora ela vai descer (Fotos: Depto. de Trânsito/Cedidas)