Educação - Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

Estudante de Paraguaçu está entre as selecionadas da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa

Na categoria Crônica, Dayana do Carmo Bartista está entre as nove escolhidas das 556 crônicas inscritas em todo o estado de São Paulo.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

22/10/2019 – 11h40

A estudante de Paraguaçu Paulista Dayane do Carmo Batista, de 14 anos, está entre os classificados para a semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada pelo MEC – Ministério da Educação –, pelo sexto ano consecutivo.

Na categoria Crônica, Dayane está entre as nove escolhidas das 556 crônicas inscritas em todo o estado de São Paulo.

Quem segue junto com ela para a próxima fase do concurso, é sua professora Vanessa de Souza Cunha, representando não só Paraguaçu Paulista como também a EMEF Professora Cleia Caçapava Silva.

As duas viajarão para São Paulo para participar de encontros presenciais da Etapa Semifinal. Serão três dias de oficinas de formação, palestras, passeios culturais com o objetivo de ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos participantes.

Ao todo, 443 produções de todas as categorias foram selecionadas para as semifinais (regionais) em todo o Brasil. Destes, serão escolhidos 173 finalistas e seus professores para a etapa nacional. Somente 28 serão os grandes vencedores de 2019.

Para chegar até esta etapa, a professora Vanessa de Souza Cunha, seguiu as regras das produções da Olimpíada de Língua Portuguesa cujo tema deste ano é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Nesta edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a grande homenageada.

O tema trabalhado, então, pela professora Vanessa de Souza Cunha com os alunos do 9º ano da EMEF Profª Cleia Caçapava foi para eles falarem sobre bairro onde vivem. O texto de Dayane, na categoria Crônica, com o título “A grafitagem das vovós”, foi inspirado em uma grafitagem feita no Bairro Lina Leuzzi.

A diretora do EMEF Cleia Caçapava, Samia Guerino, afirma que toda equipe da escola está festejando a conquista da aluna Dayane e da professora Vanessa. “Parabenizamos a aluna Dayane e sua professora Vanessa por terem chegado até a semifinal. E estamos na torcida para que estejam na final”, disse a diretora Samia Guerino.

De acordo com o MEC, a edição deste ano conta com mais de 170 mil inscrições, de todos os Estados e mais de 40 mil escolas inscritas. O tema da competição é "O Lugar Onde Vivo". Além das categorias poema, memórias, crônica e artigo de opinião, a novidade de 2019 é a categoria documentário para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio.

Os trabalhos inscritos são divididos em cinco gêneros, de acordo com as séries: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1º e 2º anos do Ensino Médio) e artigo de opinião (3º ano do Ensino Médio).

FOTO 01

Na categoria Crônica, Dayane do Carmo Batista está entre as nove escolhidas das 556 crônicas inscritas em todo o estado de São Paulo (Foto: Reprodução Facebook)

FOTO 02

Dayane do Carmo Batista com a professora Vanessa de Souza Cunha, representando não só Paraguaçu Paulista como também a EMEF Professora Cleia Caçapava Silva (Foto: EMEF Profª Cleia Caçapava/Cedida)