Saúde - Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019

Saúde de Paraguaçu incentiva o aleitamento materno e doação para Posto de Coleta "Gotas de Amor"

Atividades promovem a amamentação natural para melhorar a saúde de bebês, dentro das ações do Agosto Dourado. A cor foi escolhida em referência ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

16/08/2019 – 11h45

Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno e o Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista está desenvolvendo atividades para incentivar a amamentação natural e a doação para o Posto de Coleta "Gotas de Amor", instalado na Unidade da Mulher.

A enfermeira responsável pelo Posto de Coleta, Paula Cortez Romeiro, esclarece que a amamentação materna é recomendada até os dois anos de idade da criança, sendo exclusiva até os seis meses.

“Além de favorecer o vínculo entre mãe e filho, o leite materno reduz significativamente a mortalidade infantil por causas evitáveis. O leite materno contém os nutrientes necessários para o desenvolvimento do recém-nascido, protege-o de infecções, principalmente as gastrointestinais, protege contra alergias, auxilia no desenvolvimento odontológico. Já para a mãe, reduz o risco se hemorragias, melhora na involução uterina, ou seja, o útero volta mais rápido ao tamanho normal após o parto”, orientou a enfermeira Paula.
O Posto de Coleta "Gotas de Amor" de Paraguaçu Paulista foi inaugurado no dia 24 de agosto de 2018 e abastece o Banco de Leite do Hospital Regional de Assis. De acordo com a diretora municipal de Saúde, Cristiane Bonfim, “o leite materno coletado é destinado aos recém-nascidos internados na UTI, bem como os bebês prematuros que por alguma razão não conseguem ser amamentados normalmente”.

Para as mães que estão amamentando, têm leite de sobra e desejam fazer a doação, basta entrar em contato com a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa e a equipe do Posto de Coleta entrará em contato para as orientações sobre como proceder.

Agosto Dourado

No Brasil, no mês do Agosto Dourado a cor foi escolhida em referência ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno. O slogan deste ano é “Empoderar mães e pais, favorecer a Amamentação: hoje e para o futuro!”

O objetivo é o de sensibilizar a sociedade sobre a importância de todos contribuírem para garantir às mães a prática do aleitamento materno. A campanha é encampada no país pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria e organizada pelo Centro de Referência Nacional de Bancos de Leite Humano (BLH) e Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

A diretora de Saúde de Paraguaçu Paulista, Cristiane Bonfim destaca a importância da rede de apoio como a proporcionada pelo Posto de Coleta "Gotas de Amor, para que a mãe possa amamentar de forma otimizada.

“Às vezes pensamos que amamentar é coisa da mulher, da mãe. E não é. Ela precisa ser apoiada para amamentar e não desanimar no processo, que não é tão fácil assim. Não é só fisiológico, tem outras questões. Ela precisa de apoio do marido, da mãe, da sogra, da sociedade como um todo”.

Segundo Cristiane, o apoio de familiares, amigos e colegas pode ajudar a reduzir fatores como o estresse e até mesmo a confiança da mãe, que influenciam os hormônios e a produção e descida do leite. “O aleitamento materno fornece todos os nutrientes que a criança precisa para o desenvolvimento saudável, além de trazer vantagens emocionais, sociais, ambientais, econômicas e de saúde para toda a sociedade, principalmente como essa possibilidade de fazer o armazenamento do leite”, destacou Cristiane Bonfim.

FOTO 01:

De acordo com a diretora municipal de Saúde, Cristiane Bonfim, “o leite materno coletado é destinado aos recém-nascidos internados na UTI DO Hospital Regional de Assis, bem como os bebês prematuros que por alguma razão não conseguem ser amamentados normalmente” (Foto: Silvana Paiva)

FOTO 02

A enfermeira responsável pelo Posto de Coleta “Gotas de Amor”, Paula Cortez Romeiro, esclarece que a amamentação materna é recomendada até os dois anos de idade da criança, sendo exclusiva até os seis meses (Foto: Silvana Paiva)