Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 17 de Junho de 2019

CEA tem a participação de 200 alunos em atividades sobre o Meio Ambiente

O Centro de Educação Ambiental promoveu a Semana do Meio Ambiente em parceria com o Departamento de Educação.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

17/06/2019 – 17h25

Aproximadamente 200 alunos da rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista participaram das atividades da Semana do Meio Ambiente no CEA – Centro de Educação Ambiental, promovidas pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Em parceria com o Departamento de Educação, Esporte e Lazer, a Semana da Educação Ambiental contou com diversas atividades de conscientização, de acordo com a coordenadora do CEA, a bióloga Ana Flávia Lima. “As atividades foram realizadas com o intuito de demonstrar aos alunos participantes como as suas atitudes estão diretamente relacionadas aos impactos ambientais”, afirmou Ana Flávia.

Durante a semana, foram realizadas palestras sobre resíduos sólidos, reciclagem, atitudes ecologicamente responsáveis, além de outros temas relacionados ao meio ambiente.

Uma das atividades realizadas contou com a participação da médica veterinária do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Cinthia Lourenço, que didaticamente expôs aos alunos os diversos temas que abrangem a Posse Responsável de Animais e Controle Ético de Cães e Gatos.

Ao fim das palestras, os estudantes visitaram a exposição de desenhos feito pelos alunos da rede municipal de educação infantil, resultante do trabalho de conscientização realizado pela médica veterinária Cinthia. Os desenhos estão expostos no aquário do Centro de Educação Ambiental.

Os alunos também tiveram a oportunidade de participar da gincana sustentável, do passeio na trilha ecológica, da observação de animais, além da visita à nascente localizada no Grande Lago e do plantio de árvore.

Para a realização da Semana do Meio Ambiente, o Departamento de Meio Ambiente contou com a participação de dez escolas municipais: EMEF Profº Célio Rodrigues Siqueira, EMEF Profª Cléia Caçapava Silva, EMEF Profº Sidinei Gomes Salomão, EMEF Profº Antônio Mazzei, EMEIF Domingos Paulino Vieira, EMEF Profª Terezinha de Lourdes Cação Goya, EMEIF Profª Ivony Affini Matheus, EMEF Coronel Antônio Nogueira, EMEF Profª Helena Wirgues Ramos e EMEF Profº Osório Lemaire de Morais.

A bióloga Ana Flávia relatou que ao final das atividades, o Departamento de Educação ofereceu “um delicioso lanche” aos alunos participantes. Ana Flávia destacou que a Semana do Meio Ambiente, ao fim das atividades realizadas no Centro de Educação Ambiental, “os alunos tiveram oportunidade de se reunirem na área de piquenique, aproveitando a natureza e compartilhando as experiências vivenciadas”, afirmou.

FOTOS:

Para a realização da Semana do Meio Ambiente, o Departamento de Meio Ambiente contou com a participação de dez escolas municipais: EMEF Profº Célio Rodrigues Siqueira, EMEF Profª Cléia Caçapava Silva, EMEF Profº Sidinei Gomes Salomão, EMEF Profº Antônio Mazzei, EMEIF Domingos Paulino Vieira, EMEF Profª Terezinha de Lourdes Cação Goya, EMEIF Profª Ivony Affini Matheus, EMEF Coronel Antônio Nogueira, EMEF Profª Helena Wirgues Ramos e EMEF Profº Osório Lemaire de Morais (Fotos: Centro de Educação Ambiental/Cedidas)