Educação - Terça-feira, 14 de Maio de 2019

Polo Paraguaçu da Univesp abre inscrições para vestibular do segundo semestre

As vagas são para licenciatura para os cursos de Letras, Matemática e Pedagogia; nos três primeiros dias, de 14/05, às 15h, até 17/05, às 15h, todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

14/05/2019 – 11h20

A partir das 15 horas desta terça-feira, dia 14 de maio, o Polo Paraguaçu da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – abre as inscrições para as vagas do vestibular do segundo semestre de 2019. Serão oferecidas as Licenciaturas em Letras (novo curso), Matemática e Pedagogia. As inscrições terminam no dia 21 de junho próximo, também às 15 horas, e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. O início das aulas está previsto para 12 de agosto.

Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 49,00. Para participar basta ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula. Nos três primeiros dias, de 14/05, às 15h, até 17/05, às 15h, todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa.

Também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2017, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º Semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; ou que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.

O exame será realizado no dia 14/07/2019, às 13h, de forma presencial em Paraguaçu Paulista e a lista completa dos locais da prova também estará disponível no site vestibular.univesp.br em 10/07/2019. O gabarito oficial da prova será divulgado a partir das 23h59 do dia 14/07/2019, no site do vestibular.

De acordo com a prefeita de Paraguaçu, Almira Garms, ter acesso à graduação por meio da Univesp é “ter uma educação de qualidade”. A prefeita informa ainda que, nesse processo seletivo houve uma reformulação da proposta educacional. “Os ingressantes nas Licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em Letras, Matemática e Pedagogia. O aluno terá mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento de seu itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações”, esclarece a prefeita.

Cursos

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores.

Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. No caso de Paraguaçu Paulista, o polo está instalado nas Faculdades Gammon.

Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv

FOTO 01

A partir da esquerda, as coordenadoras do Polo Paraguaçu da Univesp, Maria Angela Queiroz Ângela Cenci Queiro e Maria Ângela Gião Pongitor Rosolen, com a prefeita de Paraguaçu Paulista Almira Garms (Fotos: Polo Paraguaçu Univesp/Cedidas)

FOTOS 02 a 05