Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 22 de Março de 2019

Paraguaçu terá lei para manejo humanitário de cães e gatos

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente elabora a lei que dispõe sobre registro, identificação, castração e controle ético da população de cães e gatos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

22/03/2019 – 15h55

Paraguaçu Paulista deverá ter em breve uma política pública para manejo humanitário de cães e gatos, principalmente aqueles em situação de rua. É que está sendo elaborada, pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura, uma lei que dispõe sobre registro, identificação, castração e controle ético da população de cães e gatos.

Para maior compreensão do que se trata essa nova lei, a médica veterinária Cinthia Ribeiro Lourenço, do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, reuniu-se com os vereadores de Paraguaçu Paulista e explanou acerca dos principais pontos do projeto de lei.

“Antes que o projeto de lei seja enviado à Câmara, nos reunimos com os vereadores para esclarecer que o objetivo da futura regulamentação é implantar programas de controle ético da população de cães e gatos, com a utilização de procedimentos cirúrgicos necessários para a esterilização animal, visando sempre a política de saúde pública”, esclareceu Cinthia.

A médica veterinária acredita que, com aplicação da futura lei, poderá haver diminuição de práticas de abandono e maus tratos dos animais em Paraguaçu. “Este projeto de lei também regulamentará o registro de cada animal existente no município junto ao órgão público competente. Será também uma oportunidade para incentivarmos programas de adoção e campanhas educativas para conscientização da posse responsável”, finalizou Cinthia.

FOTO 01

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente elabora a lei que dispõe sobre registro, identificação, castração e controle ético da população de cães e gatos (Foto Ilustrativa)

FOTO 02

A médica veterinária Cinthia Ribeiro Lourenço, ao lado do presidente da Câmara Municipal, Sérgio Donizete, reuniu-se com os vereadores e explanou acerca dos principais pontos do projeto de lei (Foto: Departamento de Agricultura/Cedida)