Educação - Sexta-feira, 08 de Março de 2019

Educação municipal inicia a construção do Currículo Local

Currículo escolar abrange as experiências de aprendizagens implementadas pelas instituições escolares e que deverão ser vivenciadas pelos estudantes

Educação municipal inicia a construção do Currículo Local

Assessoria de Comunicação da Prefeitura - William Asaph Yanraphel
(Foto: Depto. de Comunicação)

O Departamento de Educação de Paraguaçu Paulista se reuniu no dias 7 e 8 de março de 2019 para a construção do Currículo local. Com a homologação do Currículo do Estado de São Paulo no final de 2018, partindo da Nova BNCC (Base Nacional Curricular Comum) os municípios começam a se organizar para a elaboração do Currículo Local.

Esse currículo escolar abrange as experiências de aprendizagens implementadas pelas instituições escolares e que deverão ser vivenciadas pelos estudantes. Nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes níveis de ensino.

Em Paraguaçu Paulista aconteceu o primeiro encontro no dia 18 de janeiro de 2019, denominado como Etapa 1, com a participação dos gestores educacionais, equipe técnica do Departamento de Educação sob a supervisão e assessoria da Coordenadora Pedagógica profª Sirley Therezinha Gambola Costa, do Sistema Aprende Brasil da Editora Positivo.

Desde essa data o município tem realizado um trabalho de mobilização com a toda a comunidade escolar para a elaboração do Currículo Local. Foram realizadas reuniões com professores, encontros com pais e rodas de conversas e seminários com os alunos para a apresentação da Nova BNCC.

Em seguida foram aplicados questionários com o objetivo de levantar informações acerca da “Qualidade na Educação – a escola que queremos”, a “Cultura Local” e “Proposições para a escrita do Currículo do Município”. Todas essas informações foram posteriormente tabuladas em forma de dados.

A elaboração dessa proposta encontra-se na Etapa 7. No dia 7/03 aconteceu no CPP uma palestra com a Dra Rita Schame, cujo tema foi: Currículo e Qualidade: desafios na educação. No dia 8, os professores e gestores participaram do Estudo e Escrita da Proposta Curricular do Município – Versão 1, divididos em Componentes Curriculares e Campos de Experiências, na EMEF Coronel Antônio Nogueira.

A continuidade dos trabalhos acontecerá nas escolas e o fechamento final será com um Fórum para a apresentação do Currículo Municipal.